O sedentarismo é um estilo de vida caracterizado por pouca ou nenhuma atividade física, estando associada a vários riscos à saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e outros problemas crónicos.
Indivíduos sedentários geralmente passam a maior parte do tempo sentados ou inativos, o pode ocorrer devido a ocupações profissionais, lazer passivo (dispositivos eletrónicos, assistir televisão) ou falta de motivação para praticar exercício físico.
Que faixa etária pode afetar?
Crianças e Adolescentes: pode levar ao desenvolvimento de obesidade infantil, problemas metabólicos, baixa densidade óssea, problemas comportamentais e dificuldades de socialização.
Adultos: associado a aumento de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, obesidade, alguns tipos de cancro, problemas de saúde mental e mortalidade precoce.
Idosos: redução da mobilidade, perda de massa muscular e força, osteoporose, aumento de risco de quedas e fraturas, deterioração cognitiva
Combater o sedentarismo envolve adoção de hábitos mais ativos, como a prática regular de exercício físico e a redução do tempo passado em atividades sedentárias. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física de moderada intensidade por semana para todos os adultos, e uma média de 60 minutos de atividade física aeróbica por dia para crianças e adolescentes.
Que estratégias estão na base do combate ao sedentarismo?
Planeamento e Compromisso: estabelecer um horário específico e um plano de exercícios
Variedade e Diversão: ajuda a manter o interesse e prazer na prática de exercício
Monitorização: aplicações ou dispositivos que ajudem acompanhar o progresso e receber feedback
Educação: promover a consciencialização sobre os benefícios da atividade física e os riscos associados ao sedentarismo através da promoção de campanhas de saúde pública.
Quem pode beneficiar destas estratégias?
Todos! Todos podem beneficiar desta preocupação focada na saúde e bem-estar, que inclui o aumento de exercício físico e na redução de comportamentos sedentários, incluindo mulheres grávidas ou no pós-parto e pessoas que vivem com doenças crónicas ou deficiência.
Toda a atividade física conta para combater o sedentarismo. Pode ser realizada como parte do trabalho, desporto e lazer e/ou a adoção de meios de transporte (caminhadas e bicicleta por exemplo), bem como atividades ou tarefas domésticas.
A equipa da T.E.C. Physio é combatente nesta guerra: todos os dias, a todos os seus pacientes, alerta para as consequências de uma vida sedentária, incutindo hábitos diários que poderão fazer diferença num futuro mais e menos próximo!
Comments